Na posição, que acaba de ser criada, de diretor de Inteligência
Artificial do Magalu, Caio Gomes foi o escolhido e encarregado para
o desafio de centralizar e acelerar o desenvolvimento do que foi batizado de “cérebro da Lu”, a inteligência artificial generativa,
que vai transformar a forma como os clientes interagem com a empresa, antes,
durante e após a compra.
Para isso, a Lu, influenciadora virtual do varejo, será uma central.
“Recentemente, a Lu ganhou um novo corpo. Agora, com a inteligência artificial,
ela ganhará um novo cérebro, muito mais potente, sempre a serviço da melhor
experiência para os nossos clientes”, diz Gomes. “A IA será a nova grande
revolução do varejo. E nós queremos ser protagonistas desse movimento”.
Com a chegada de Caio Gomes, o Magalu acelera seus projetos para reduzir
ainda mais o tempo de entrega de produtos e de resolução de conflitos,
aperfeiçoar a comunicação com os clientes, além de expandir as indicações
customizadas feitas pela Lu e a base de dados da Magalu Cloud. Todas essas
iniciativas têm relação direta com o Encanta Magalu, principal tema do ano nas
ações da companhia, que tem como foco o cliente e sua experiência de compra.
Gomes trabalha na área de dados desde 2007 e possui experiência em
grandes empresas como Amazon, Nubank, Único e Booking. É formado em Física pela
Universidade de São Paulo e tem mestrados em Teoria das Cordas pela
Universidade Estadual Paulista (UNESP) e em Física e Matemática pela escola
francesa de engenharia, ciências e tecnologia, École Polytechnique.
O Magalu é hoje uma das maiores empresas de tecnologia para o varejo no
Brasil, com cerca de 40 milhões de clientes ativos. Seu modelo de negócios
único – baseado na multicanalidade – combina rentabilidade com um alto nível de
serviço oferecido ao consumidor final. Em 2023, a companhia anunciou dois novos
serviços tecnológicos: a Magalu Cloud e o “cérebro da Lu”.
Lançada em dezembro, a Magalu Cloud tem o objetivo de atender empresas
brasileiras em sua jornada de digitalização. Um dos seus principais diferenciais
é a oferta de produtos a preços mais acessíveis, em reais – diferenciando-se de
outras plataformas que têm valores indexados em dólar. O serviço foi
desenvolvido para atender às necessidades de negócios, que muitas vezes
enfrentam barreiras de custo para se digitalizar.
O “cérebro da Lu”, lançado em julho, permite que a Lu recomende produtos
com base nas necessidades e preferências de cada cliente, como o melhor
smartphone com base na duração da bateria, no preço, na resistência da tela ou
o aparelho mais adequado para edição de vídeos. As recomendações são geradas
automaticamente, com base nas informações contidas nas perguntas dos clientes.