Na era da conectividade, a comunicação entre as pessoas
deixou de ser limitada por barreiras físicas e temporais, transformando-se em
a era da
conectividade, a comunicação entre
as pessoas deixou de ser limitada por barreiras físicas e temporais,
transformando-se em uma interação constante e imediata. O compartilhamento
instantâneo de momentos e experiências pode ocorrer de diferentes maneiras e
por diversos canais, sejam eles on-line ou off-line. E, se já conseguimos nos
conectar de forma simples e rápida por diversos meios, a qualquer hora e lugar,
por que as empresas ainda não adotaram essa abordagem para interagir com seus
clientes?
Afinal, se a nossa rotina é multiplataforma e, por consequência,
as interações dos clientes com as empresas também, imagine a rotina de uma
central de atendimento que recebe chamados por telefone, e-mail, chat, redes
sociais e até mesmo pessoalmente. Como tornar esse ecossistema organizado e
acessível para todos os agentes que fazem esse trabalho? A resposta: integração
de canais e a visão 360° da jornada do cliente em todos os pontos de contato.
Ao centralizar todas as informações em um único sistema, as companhias não
apenas simplificam a gestão de dados, mas também proporcionam uma experiência
mais personalizada e eficiente aos seus atendimentos.
Vivemos na época da
personalização, de acordo com o estudo internacional, The Future Of Beauty
E-commerce 2023, experiências personalizadas levam 44% dos consumidores a
repetir a compra. Por isso, a unificação dos canais de atendimento é uma parte
essencial desse “pacote” para um bom pós-venda, sendo um dos aspectos mais
eficazes dessa esfera: a capacidade de antecipar as necessidades dos clientes.
Isso possibilita que
as corporações possam não só resolver problemas imediatos, mas também prever
demandas futuras e oferecer soluções antecipadas. Isso cria uma experiência
mais fluida, aumentando a satisfação do cliente e fortalecendo o relacionamento
de longo prazo. Apesar de ainda estarmos caminhando para essa mudança, os
números são positivos, demonstrando que 50% dos trabalhadores vão precisar se
reinventar até 2025 segundo o Fórum Econômico Mundial, ou seja, os líderes
entenderam a necessidade da atualização de processos, e com certeza, os setores
de atendimento ao cliente fazem parte dessa evolução.
Por fim, concluo que à
medida que novas tecnologias vão surgindo e a percepção de compra do cliente
não é mais focada apenas no produto, mas sim em toda a experiência da venda, a
integração de canais de atendimento se tornou uma evolução necessária na
maneira como as empresas se relacionam com seus clientes. Empresas que adotam
sistemas integrados de atendimento ao cliente podem reduzir tempos de resposta,
personalizar interações de acordo com suas preferências e histórico de compras,
otimizar processos de suporte para resolver problemas de forma mais eficiente,
resultando em maior satisfação do cliente e fidelização a longo prazo. Essa
abordagem não é apenas uma adaptação às novas tecnologias, mas uma oportunidade
para elevar a experiência do cliente a um novo patamar, onde cada interação é
significativa e personalizada, contribuindo assim para o sucesso sustentável no
mercado moderno.
*Ary Vilhena é o CEO da Smartspace by Digivox,
plataforma que otimiza processos de atendimento por meio da Inteligência
Artificial Generativa, com voicebots e chatbots