Busca por promoções, 13º salário e falta de
tempo são as principais desculpas dos “atrasadinhos”; falta de planejamento
pode trazer prejuízo financeiro para quem deixou para a última hora. Boa parte dos
consumidores brasileiros mantem a
tradição de deixar as compras de Natal para a última hora.
PESQUISA CNDL DO DIA 21/12
Um levantamento realizado nas 27 capitais do
Brasil, pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC
Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise Pesquisas,
revela que 15,3 milhões de pessoas pretendem comprar os presentes apenas uma
semana antes do Natal, o que corresponde a 11% dos consumidores que têm a
intenção de presentear alguém neste fim de ano.
Para
50% dos entrevistados, a expectativa por promoções é a principal justificativa
para comprar na última hora. Outros 27% disseram que estão esperando o
pagamento dos seus rendimentos ou da 2ª parcela do 13º salário e 20% alegam a
falta de tempo.
“O
ideal é sempre fazer as compras com antecedência para que o consumidor tenha
tempo de pesquisar e negociar, além de uma maior oferta de variedade e preços
de produtos. Mas para quem deixou para a última hora, é importante se manter
atento aos valores dos presentes e não extrapolar os gastos. O recomendado é
preparar uma lista de todos os presenteados, estipular o quanto se pode gastar
e sair de casa sem se deixar levar pelas emoções na hora dos gastos. Isso ajuda
a evitar que o consumidor gaste além do valor previsto”, destaca o presidente
da CNDL, José César da Costa.