Estimativa
é de que 91 milhões de consumidores tenham feito compras em sites
internacionais nos últimos 12 meses que antecederam a pesquisa. Vestuário,
acessórios para celular/informática e artigos para casa foram os principais
produtos comprados.
- Vestuário, calçados, acessórios (59%);
- Acessórios para celular/tablet ou computador (37%);
- Artigos para casa (36%);
- Cosméticos/perfumes (23%).
Uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes
Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a
Offerwise Pesquisas, aponta que 77% dos consumidores compraram pelo menos 1 vez
em sites Internacionais nos últimos 12 meses que antecederam a pesquisa. O que
representa 90,83 milhões de consumidores.
As principais razões apontadas pelos entrevistados foram:
- Preço reduzido, economia de gastos (76%);
- Maior variedade de produtos (48%);
- Achar produtos raros, difíceis de encontrar ou que não estão à
venda no Brasil (34%).
Questionados sobre as principais desvantagens de compra em sites
internacionais, foram apontadas:
- Tempo de entrega (49%);
- Risco de o produto ter baixa qualidade (36%);
- Dificuldade para a troca (35%);
- Possibilidade da compra ser barrada na alfândega, ficar presa e ter
que pagar uma taxa para retirá-la (33%).
Considerando uma nota de 1 a 10, a nota média de avaliação quanto ao
grau de segurança contragolpes é 7,4.