Iniciativa auxilia empresas a obterem métricas e insights para
compreender o perfil dos clientes, resultando em experiências personalizadas e
identificação de padrões
As operações de e-commerce, a
transformação digital e a consolidação de um ecossistema de compra e venda de produtos que considera tanto as experiências
físicas quanto digitais dos consumidores criam a necessidade de soluções novas
para o mercado: para ir além da observabilidade, é preciso entender o
comportamento e monitorar a experiência do cliente e a gestão estratégica
das jornadas digitais como algo essencial para o sucesso dos negócios.
Para suprir essa demanda do mercado de varejo digital, a Prime
Control anunciou a nova unidade de negócio Digital Experience Monitoring (DEM),
experiência digital monitorada, que traz uma oferta de Real User Monitoring
(RUM), monitoramento em tempo real da jornada de usuários. A solução é uma
tecnologia de monitoramento em tempo real que registra toda a interação do
usuário com um site ou cliente. Por sua vez, esses dados ficam interagindo e
são armazenados em um servidor ou aplicativo baseado em nuvem.
Assim,
o sistema promete a obtenção de métricas e insights cruciais para compreender
os diversos perfis de clientes, resultando em experiências personalizadas e
mais eficazes. A coleta de dados provenientes de usuários reais permite a
identificação precisa de padrões de comportamento, o que evita problemas
durante a jornada de navegação e traz melhorias na experiência de uso do site ou serviço. O DEM, por sua vez, é o
software capaz de fazer toda essa interação acontecer.
Felipe Pavoni, Trusted Adviser na Prime Control, explica, como
exemplo, que a prática de navegar em uma loja virtual de operadora telefônica
para comprar um celular ou adquirir um plano se inicia com o cadastro e
interações com SMS ou e-mail, por meio das quais o usuário habilita
determinadas funcionalidades. Ao retornar ao e-commerce, o consumidor explora diversos
outros pontos do produto, como fotos e características.
“Ao analisar essa jornada apenas do ponto de vista da aplicação,
observamos a funcionalidade técnica do sistema”, explica Pavoni. “O DEM vai
além, utilizando monitoramento sintético para simular casos reais de uso,
avaliando o desempenho global da plataforma e permitindo a inserção de uma
ferramenta na jornada do cliente para observá-lo ao vivo e interagindo online.
Assim, é possível identificar, corrigir ou otimizar pontos de fricção nos processos
de interação de cada cliente do site. O monitoramento revela casos em que os
usuários não conseguem avançar no fluxo de compra por algum problema, que podem
ser de diversos fatores, um link não funcionando, um serviço que parou de
funcionar, etc… E isso gera grande frustração. Essas informações permitem a
identificação e correção de problemas, resultando em melhorias na experiência
do cliente e, consequentemente, impactando positivamente o índice de
conversão”.
Segundo o relatório “Market Guide for Digital Experience
Monitoring”, do Gartner, as ferramentas de DEM estão crescendo, apesar da
desaceleração econômica. Os líderes de Infraestrutura e Operações das empresas
podem utilizar essa solução para identificar problemas de desempenho
tecnológico que acometem os usuários finais e assim alinhar o desempenho da
aplicação para suportar os objetivos de negócios da companhia. Até 2027, a
implantação de DEM aumentará de 60% para 90%, à medida que as empresas
utilizarão monitoramento sintético e de usuários reais para aprimorar a jornada
do usuário e compreender melhor as interações dele com aplicativos e serviços
SaaS.
Além disso, o relatório aponta que o DEM continua crescendo e
influenciando o mercado global de gerenciamento de operações de TI (ITOM), com
previsão de crescer a uma taxa anual composta de 19,3% até 2027 (consulte
Previsão: Software de Gerenciamento de Operações de TI, Mundial, 2021-2027). A
maioria dos fornecedores de ferramentas de DEM almeja um crescimento contínuo
de pelo menos 20% ao ano.